Alunos de Emeief Takaoka visitam nascente de água na Aldeia da Serra

Alunos de Emeief Takaoka visitam nascente de água na Aldeia da Serra

Em uma parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e integrando ações do Projeto Município Verde Azul (PMVA), os estudantes da Emeief Yojiro Takaoka participam de atividades voltadas à sustentabilidade. Ao logo de toda a semana, as turmas fazem visitas à Nascente Modelo da Sabesp, localizada no bairro de Aldeia da Serra, responsável pelo abastecimento de água da região.

O objetivo da iniciativa é valorizar a importância da preservação da nascente por meio do projeto junto à comunidade, já que a escola da rede municipal de ensino está localizada próxima à fonte de água.

Durante as visitas, os estudantes aprendem sobre as características da nascente, detalhes do abastecimento de água na região da Aldeia da Serra e a importância de preservar as cabeceiras de rios e minas do município.

Após realizar as visitas e ouvirem todas as explicações sobre preservação ambiental, os estudantes produzem um relatório para apresentar as impressões sobre a nascente a todos os alunos da escola.

Dentro deste contexto, a Emeief Yojiro Takaoka torna-se um ambiente propício para desenvolver um processo de formação e informação sobre a importância da preservação de nascentes permanente e contextualizado, atendendo assim a tarefa de Gestão – GA7 do PMVA.

O tema abordado pelo PMVA também se encontra relacionado à Base Nacional Comum Curricular dentro do Programa Municipal de Educação Ambiental (Lei 2893/2021) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ODS 4 – Educação de Qualidade; 6 – Água Potável e Saneamento; 14 – Vida na Água).

Sobre a nascente
Localizada no Residencial Morada dos Lagos, na Aldeia da Serra, a Nascente Modelo tem sido acompanhada pela Sema há alguns anos. Com a ajuda dos moradores, a fonte vem sendo preservada, o que ajuda não apenas no abastecimento dos rios que atendem toda aquela região, mas também na criação de um espaço verde muito saudável e bonito em seu entorno

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.