BREVE HISTÓRICO

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“O sábio diz com razão que, para prever o futuro, é preciso conhecer o passado, pois os acontecimentos deste mundo têm sempre elos com os tempos que os precederam. Criados por homens sempre animados pelas mesmas paixões, esses conhecimentos devem necessariamente ter os mesmos resultados”

Nicolau Maquiavel

 

 

A reflexão preliminar do Plano Municipal de Educação – PME de Barueri resulta dos apontamentos que fizemos com a evolução do sistema educacional, a expansão do ensino e os rumos que este tomou podem ser compreendidos a partir da realidade concreta criada pela nossa herança cultural e do seu processo educativo. Todavia, transferimos as circunstâncias que se estabelecem hoje na história relembrando os anos anteriores, com a retomada do acervo histórico desse município e pensando em suas adaptações e transformações para o futuro, sem esquecer o que dizia Anísio Teixeira sobre a diferença do que é o valor real e o valor proclamado, tentando desmistificar e criar uma identidade futura para a população que aqui está estabelecida.

Pensando nesse contexto histórico, as metas e estratégias educacionais do Município de Barueri, se concretizaram no(a):

  1. Plano Municipal de Educação, cerceando dados de referência como base ao diagnóstico, a Constituição Federal – CF – (1988);
  2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – (1996);
  3. Plano Nacional de Educação – PNE – (2014-2024);
  4. Plano de Ações Articuladas - PAR –, na Lei n° 1.476 de 29 de novembro de 2004, de Educação de Barueri;
  5. Lei Orgânica do Município de Barueri (1990)
  6. Censo – IBGE. 

O diagnóstico teve como propósito mapear as condições da educação municipal, a realidade já existente no município e as instituições responsáveis pela educação, assim como, identificar as condições socioeconômicas, culturais, as condições atuais de acesso dos alunos e de suas famílias e as heranças históricas que estas carregam.

 

Fonte: Departamento de Programas e Convênios

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