Cultura 10 - Núcleo de apoio ao estudante

A Secretaria de Educação de Barueri com a intenção de promover a curiosidade e incentivar a leitura, bem como o pensamento crítico de seus alunos se alia com o portal de educação Cultura 10.
Atendendo às competências gerais da BNCC 2, 3 e 4 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo, Repertório Cultural e Comunicação) apresenta um cenário positivo e confiável de notícias de forma gamificada.

2 - Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3 - Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

O portal além de oferecer linguagem contemporânea de fácil compreensão para os alunos, conta com um quiz competitivo que reconhece os melhores alunos por sua participação e comprometimento.