EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

ATENÇÃO !

Para alunos de 2º. ao 9º. anos, a inscrição é online através do email institucional do aluno, que já utiliza nas atividades da escola ou clique em CADASTRAR.

Para alunos de Pré-Escola, os responsáveis devem se dirigir a um dos polos culturais de interesse para realizar a inscrição.

A Prefeitura de Barueri está comprometida em oferecer uma educação de qualidade para todos os seus alunos. Por isso, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura e Turismo estão trabalhando em parceria para oferecer oficinas de dança, música, artes visuais, circo e xadrez aos alunos da rede municipal de ensino.

Estas oficinas são oferecidas no contraturno escolar, de forma gratuita, o que permite que os alunos tenham acesso a uma educação mais completa e abrangente. Além de aprenderem sobre diferentes culturas e artes, os alunos também desenvolvem habilidades importantes como a criatividade, a expressão corporal e a socialização.

A parceria entre as duas secretarias é uma importante iniciativa para melhorar a qualidade da educação em Barueri. Através desta parceria, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e talentos, além de aprender sobre diferentes culturas e artes.

Acreditamos que esta parceria é um importante passo para construir um futuro melhor para todos os alunos de Barueri.


Os polos culturais oferecem um ambiente divertido e descontraído para os alunos. Se você é aluno da rede municipal de ensino de Barueri, não perca a oportunidade de participar das oficinas de dança, música, artes visuais, circo e xadrez. Estas oficinas são uma ótima maneira de aprender e se divertir.

OFICINAS CULTURAIS

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, dentro do Programa Educação pela Arte, oferece oficinas gratuitas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Música, Xadrez e Circo, que acontecem em diversos pontos do município.

Estes cursos têm como principal objetivo proporcionar ao cidadão o contato com a linguagem artística que ele deseja aprender, independentemente de ter aspirações profissionais ou não.

Dúvidas?
Entre em contato pelo e-mail
cultura.oficinas@barueri.sp.gov.br
ou pelos telefones
(11) 5570-1230 ou (11) 5570-1234


Clique nas opções para saber mais

(A PARTIR DE 04 ANOS)

Ballet

É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. O ballet é ensinado em escolas em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais.

Níveis:

Baby Ballet I - 4 a 6 anos - nunca fez dança
Baby Ballet II - 4 a 6 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Praça das Artes

Ballet Infantil I - 7 a 9 anos - nunca fez dança
Ballet Infantil II - 7 a 9 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Estação Cultural Parque dos Camargos | Cora Coralina

Ballet Básico I - 10 a 12 anos - nunca fez dança
Ballet Básico II - 10 a 12 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Estação Cultural Aldeia | Luiz Fernandes

Ballet Juvenil I - 13 a 15 anos - nunca fez dança
Ballet Juvenil II - 13 a 15 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Centro Comunitário Jaraguá-Mirim, Estação Cultural Aldeia | Luiz Fernandes e Estação Cultural Jardim Silveira | João Galdino


Danças Brasileiras

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras.

Danças Brasileiras: 04 a 17 anos
Polos Culturais: Praça das Artes e Centro Comunitário Jaraguá-Mirim


Jazz
Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Surgiu e popularizou-se na mesma época em que a música Jazz, surgiu nos E.U.A no fim do século passado, podendo dizer assim, que nasceu da cultura negra.

Jazz Kids I - 4 a 6 anos - nunca fez dança
Jazz Kids II - 4 a 6 anos - já fez aula durante esse ano

Jazz Infantil I - 7 a 9 anos - nunca fez dança
Jazz Infantil II - 7 a 9 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Estação Cultural Aldeia | Luiz Fernandes e Estação Cultural Jardim Maria Helena

Jazz Básico I - 10 a 12 anos - nunca fez dança
Jazz Básico II - 10 a 12 anos - já fez aula durante esse ano
Polos Culturais: Estação Cultural Parque dos Camargos | Cora Coralina

Jazz Juvenil I - 13 a 15 anos - nunca fez dança
Jazz Juvenil II - 13 a 15 anos - já fez aula durante esse ano


(07 A 13 ANOS)

Teatro Infantojuvenil

A oficina de Teatro consiste no aprendizado de técnicas desta manifestação artística. Tem como objetivo desenvolver a autonomia, a comunicação, habilidades artísticas, através de aulas práticas e teóricas que estimulam o gosto pela leitura e pela arte do ator. A oficina promove também espetáculos e apresentações onde o ator poderá vivenciar uma história num coletivo de atores, interpretando um determinado personagem.

Polos Culturais: Estação Cultural Aldeia | Luiz Fernandes

(A PARTIR DE 09 ANOS)

Cavaquinho

As oficinas de cavaquinho utilizam o cavaquinho de 04 cordas e objetivam o ensino de acordes e batidas rítmicas a fim de que o aluno possa tocar e cantar canções do repertório do samba, choro e MPB.

Polos Culturais: Estação Cultural Parque dos Camargos | Cora Coralina

Viola Caipira

As oficinas de viola caipira utilizam a viola de 10 cordas e objetivam o ensino de acordes e batidas rítmicas a fim de que o aluno possa tocar e cantar modas e canções do repertório da música sertaneja de raiz.

Polos Culturais: Praça das Artes

Violão Popular

As oficinas de violão popular utilizam o violão de 06 cordas e objetivam o ensino de acordes e batidas rítmicas a fim de que o aluno possa tocar e cantar canções do repertório da MPB.

Polos Culturais: Praça das Artes, Estação Cultural Parque dos Camargos | Cora Coralina e Estação Cultural Pindorama | Salomão Cruz

Violino

As oficinas de violino promovem o desenvolvimento pessoal, socialização, sensibilidade estética e artística do aluno através da música de forma interativa em aulas coletivas. Estimulam o contato do aluno com o instrumento desde o início e propões conhecimentos facilitadores para que se sinta cômodo ao tocar.

Polos Culturais: Estação Cultural Parque dos Camargos | Cora Coralina

(A PARTIR DE 08 ANOS)

Arte com Papel

São técnicas de recorte, colagem e dobraduras para o desenvolvimento do olhar e do processo criativo dos participantes. Nesta aula os participantes poderão montar imagens, objetos, painéis e quadros utilizando materiais diversos como revistas, jornal, sucata e papel, dentre outros.

Polos Culturais: Praça das Artes

Artesanato Geek

O estilo geek é a reunião de interesses em determinadas áreas da cultura pop e entretenimento, como filmes, quadrinhos, computadores, smartphones, animes, livros, games e séries, muito bem explorados pela cultura moderna. E é esse estilo que impulsiona nossa oficina, na qual o aluno aprende a criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. Com materiais diversos, o professor estimula os estudantes e criarem peças artesanais únicas, inspiradas no que há de mais hype no universo geek.

Polos Culturais: Gibiteka Max Zendron

Desenho Anatômico

Técnicas do desenho da anatomia humana. Nesta aula os participantes poderão experimentar técnicas e criar, a partir da sua identidade, desenhos da figura humana. A oficina trabalha as etapas de construção dos desenhos (esboço, estrutura, volumes, luz, sombra e arte final) onde o aluno conhece as técnicas do traço e da cor. A oficina promove, inclusive, produções e exposições artísticas.

Polos Culturais: Praça das Artes

História em Quadrinhos (HQ)

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história. Este curso ajudará os alunos a entenderem os principais aspectos que envolvem a elaboração de uma HQ. Vale ressaltar que não se trata de um curso de desenho. O participante já deve possuir noções básicas para que possa ter um melhor aproveitamento do conteúdo.

Polos Culturais: Gibiteka Max Zendron

(06 A 17 ANOS)

Consiste na realização de aulas livres de formação artística circense, nas linguagens de Acrobacia, Malabarismo, Arame, Bola, Mastro Chinês, Cama Elástica, Contornação, Estatuário, Monociclo, Laços e Mini Trampolim;

Polos Culturais: Centro Comunitário Jaraguá-Mirim

(A PARTIR DE 08 ANOS)

As aulas de xadrez visam estimular o aluno a desenvolver a atenção, a concentração, o julgamento, o planejamento, a imaginação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, o autocontrole, o espírito de coragem e decisão, a criatividade, a inteligência, a lógica matemática e o raciocínio.

Polos Culturais: Biblioteca Eny Cordeiro e Gibiteka Max Zendron


RELAÇÃO DOS POLOS ONDE OCORREM AS OFICINAS CULTURAIS

MAPA DE POLOS CULTURAIS

1 - BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARUERI ENY CORDEIRO

Av. Ricardo Peagno, 78 – Jardim Belval – Barueri/SP – CEP.: 06422-105
Fones: (11) 4163-5913/4163-5916


2 - CENTRO COMUNITÁRIO JARAGUÁ-MIRIM

R. Otacílio Alves Martins, 514 - Parque Imperial, Barueri - SP, 06462-085
Fone: (11) 4688-2456


3 - ESTAÇÃO CULTURAL ALDEIA - LUIZ FERNANDES

Rua: Rio Paraná, 240 – Aldeia de Barueri – Barueri/SP - CEP.: 06440-060
Fones: (11) 4191-1061/4191-2713


4 - ESTAÇÃO JARDIM SILVEIRA - JOÃO GALDINO

Av. Luisa Barbosa Silveira Bueno, 46 – Jardim Silveira – Barueri - SP – CEP.: 06434-100
Fone: (11) 4194-6018 /4198 5202


5 - ESTAÇÃO CULTURAL PARQUE DOS CAMARGOS - CORA CORALINA

Rua Glória, 630 – Parque dos Camargos – Barueri/SP – CEP.: 06436-140
Fones: (11) 4201-5722/4201-5687


6 - ESTAÇÃO CULTURAL PINDORAMA - SALOMÃO CRUZ

Endereço: Avenida Cachoeira, 74 – Vila Pindorama – Barueri/ SP – CEP.: 06413-900
Fone: (11) 4161-6948


7 - GIBITEKA MUNICIPAL DE BARUERI MAX ZENDRON

Rua Rio Grande do Sul, 234 – Vila Boa Vista – Barueri/SP – CEP.: 06411-060
Fone: (11) 4198-0229


8 - ESTAÇÃO CULTURAL JD. MARIA HELENA

Endereço: Rua Praia de Copacabana, 101 – Maria Helena – Barueri/SP – CEP.: 06445-060
Fone: (11) 4194 0207