Alunos da Emef Camisão realizam excelentes trabalhos de conclusão de curso

Alunos da Emef Camisão realizam excelentes trabalhos de conclusão de curso

Os estudantes dos nonos anos da rede estão finalizando o ano letivo de 2020 com as mais diversas atividades acadêmicas, explorando sempre a aprendizagem de forma on-line, por conta da pandemia do coronavirus.

Na Emef Júlio Gomes Camisão, os alunos se empenharam muito para concluírem o TCF (Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Fundamental), uma iniciação dos estudantes na realização de uma pesquisa aos moldes acadêmicos.

Com orientação da professora de história, Marlene Sereno Lima, o objetivo da iniciativa foi despertar o interesse pela pesquisa, planejamento e investigação, a partir de vários temas que foram propostos. Cada grupo ficou à vontade para escolher o tema que os alunos gostariam de aprofundar os seus conhecimentos.

Por estarem em ensino remoto, o resultado da pesquisa pôde ser apresentado em diversos formatos, como Google Apresentações e vídeos, entre outras possibilidades.

De acordo com a professora, as pesquisas e apresentações superaram as expectativas, pois no atual cenário eles pesquisaram e produziram todo material praticamente sozinhos.

"Foi importante para eles que perceberam a importância da pesquisa como uma oportunidade de buscar novos conhecimentos. Eles foram provocados e isso os levou a irem além das salas de aula e da internet. Um dos grupos que desenvolveram o tema “Feminismo na década de 60” mencionou o livro “Violência Contra a Mulher”, de Dominique de Paula, que está disponível gratuitamente na Amazon e no site da Câmara dos Deputados”, afirmou a professora.

Os temas propostos foram os fatos históricos que ocorreram na década de 60, tais como feminismo, movimento de contracultura no mundo e no Brasil, músicas de Protesto na ditadura brasileira e movimentos dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.