Alunos da rede municipal são coautores de livro sobre patrimônios de Barueri

Alunos da rede municipal são coautores de livro sobre patrimônios de Barueri

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de Barueri participaram da publicação do livro “Barueri: a Cidade da Gente”.

A emocionante cerimônia aconteceu na manhã de quinta-feira (dia 1º de dezembro), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP). O evento contou com declamação de poemas feitos pelos próprios alunos, dança, jogo de capoeira e canto.

O livro foi elaborado a partir de pesquisas e produções de textos feitas pelos alunos, com orientação dos professores e equipe do projeto, que conta como autores os escritores Paulo Netho, Selma Maria e José Santos. As escolas participantes foram as Emefs Elisabet Titto, Estevan Placêncio, Júlio Gomes Camisão, Raposo Tavares e Sidney Santucci.

O secretário de Educação, Celso Furlan, parabenizou todos os estudantes participantes da elaboração do livro. “Espero que este seja o primeiro de muitos outros livros lançados por vocês. Todos nós da Educação estamos muito orgulhosos de vocês”, disse.

O poeta e declamador Paulo Netho também fez questão de enaltecer a iniciativa. “Foi uma alegria sem tamanho trabalhar neste projeto com os alunos e professores. Pude conhecer Barueri com um olhar especial, a partir das palavras das crianças. Fiquei tão bem impressionado com as maravilhas contadas pelas crianças, que retornei outras vezes para conhecer cada local citado. Barueri é uma cidade que respeita o seu povo e a sua gente”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Obras Beto Piteri, que também é professor, esteve prestigiando o evento e elogiou muito a iniciativa. “Barueri não tem poupado investimentos, principalmente na Educação, e o resultado é ver os estudantes baruerienses entre os melhores do país. Quero aqui parabenizar a todos e dizer que este livro é um marco importante, certamente será repercutido e lido por muitas gerações”, declarou Piteri.

A responsável pelo departamento de projetos, Maurylaine Almeida, a Mel, fez questão de falar sobre o empenho de todos para a realização do livro. “As crianças foram a fundo nas pesquisas, se encantaram e, agora, vão nos encantar com suas descobertas riquíssimas sobre nossa cidade. De tempos remotos aos dias atuais, podemos ver toda a beleza da nossa história estampada em cada página deste livro e sentir a emoção dos alunos em cada trecho de seus poemas”, relatou.

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva do município, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

Sobre a iniciativa
Idealizado pela Editora Olhares, com autoria dos escritores José Santos e Selma Maria junto com os estudantes, o projeto “A Cidade da Gente” teve início em 2015. Balsas (MA), Campo Verde (MT), Não-Me-Toque (RS), Cruzeiro do Sul (AC), Cordisburgo, Nova Lima, Paracatu, Araxá, Conceição do Mato Dentro e Congonhas (MG), São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Suzano, Mogi das Cruzes, Tapiraí e Juquiá (SP), Pinheiral (RJ) e Campo Largo (PR) já tiveram livros da coleção publicados.

O livro é patrocinado pelo Instituto Olhares com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo Federal, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de aplicação em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

 

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.