Começa primeira etapa da campanha “Além do Olhar”

Começa primeira etapa da campanha “Além do Olhar”

Um treinamento para orientadores das unidades de ensino da rede municipal e da  Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) foi realizado na quinta-feira (dia 16) no Cap (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) para a campanha Além do Olhar. O objetivo é identificar alunos do 1º ano do ensino fundamental que apresentem possíveis alterações oculares e, assim, encaminhá-los para tratamento oftalmológico. A ação é realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

Os orientadores aprenderam a aplicar o teste de acuidade visual por meio da Escala de Snellen (diagrama com letras ou figura) e ainda identificar os comportamentos que podem sugerir uma alteração visual nos estudantes.

“Se identificamos essas alterações oculares nas crianças em fase escolar, as chances de corrigir futuras dificuldades aumentam, pois terão uma melhor resposta ao tratamento”, explica a oftalmologista Adriana Mavalli, que atua no Ambulatório de Especialidades da Secretaria de Saúde.

Atuação em rede
A campanha Além do Olhar funciona em rede, atuando desde a identificação de casos, passando pelo encaminhamento com especialista da rede municipal de Saúde, até, se necessário, o fornecimento dos óculos subsidiado pela Sads.

“A campanha da visão é uma ação clara do quão fundamental o trabalho em rede se faz pela efetividade, cujos resultados estatísticos mostram e corroboram para a saúde ocular do escolar”, explica a diretora do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, Solange Lança. Ela destaca os resultados obtidos em 2022: de 4.760 mil alunos submetidos ao exame, 957 casos foram identificados e encaminhados para a especialidade.

“O desafio vai ser grande porque atuo em uma escola bem numerosa e acredito ser muito importante, porque no dia a dia as professoras observam e relatam que alguns alunos têm dificuldades na visão e isso prejudica o processo de alfabetização da criança. Identificando rápido e podendo dar essa assistência às famílias, contribuímos na aprendizagem dos alunos”, comentou a orientadora Raquel Santos Morales, da Emef Professor Renato Rosa.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.