Educação de Barueri se destaca mais uma vez e lança projeto inédito de inovação e tecnologia

Educação de Barueri se destaca mais uma vez e lança projeto inédito de inovação e tecnologia

A Secretaria de Educação de Barueri lança mais um programa inédito e avançado.

Trata-se do projeto WIT de Tecnologias Inovadoras Essenciais, que contará com cursos que acontecerão no contraturno escolar e contarão com a seguinte grade de aulas: Mundo Virtual, IOT (Internet das Coisa), Comunicação Digital, Resolução Inovadora de Problemas (Machine Learning) e Oficinas de Games. Mais detalhes sobre cada um dos cursos podem ser conferidos no Portal da Educaçao: www.educbarueri.sp.gov.br

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, cada um dos cursos foi especialmente pensado para proporcionar um alto nível de aprendizagem aos estudantes. “Os investimentos visam levar o que há de melhor para os nossos alunos. As aulas serão ministradas por professores especializados, além das salas equipadas com materiais de última geração”, contou.

O início das aulas acontece no dia 10 de outubro, cujos polos estarão funcionando nas seguintes escolas: Emeief Elisabet Titto (rua Ricardo Peagno, 52 - Jardim Belval); Emeief José Emídio (rua Augusta, 198 - Jardim Maria Tereza); Emef Maria Meduneckas (av. Pres. Washington Luiz, 600 - Jardim Silveira); Emef Enéias Raimundo (Est. Dr. Cicero Borges Moraes, 2.371 - Bairro Dos Altos); e Emef Júlio Gomes Camisão (rua Padre Cícero Romão Batista, 269 - Parque Imperial).

Sobre o projeto
Os Núcleos WIT são ambientes computacionais de experimentação que visam uma imersão em temas do mundo virtual, IoT, comunicação digital, resolução de problemas e oficinas de games dirigidos aos estudantes do Ensino Fundamental, com objetivos vinculados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em suas principais competências gerais (5 - Cultura Digital e 6 - Trabalho e Projeto de vida).

A iniciativa cumpre com louvor a competência geral 5 que versa sobre Cultura Digital  e tem o objetivo de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Com relação à competência geral 6 da BNCC, que trata do Trabalho e Projeto de Vida, o foco principal é valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

O programa de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), incorporadas às práticas de ensino e aprendizagem, promovem o engajamento do aluno, contribuindo com o seu futuro, aprofundando seus conhecimentos e instigando seus interesses acadêmicos e profissionais.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.