Ideb 2021: alunos de Barueri superam a média nacional em aprendizagem

Ideb 2021: alunos de Barueri superam a média nacional em aprendizagem

Todos os investimentos da Administração de Barueri no setor da Educação estão demonstrando resultados muito positivos. Mais uma vez a cidade garantiu o melhor desempenho dentre as escolas públicas, de acordo com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021), divulgado na manhã de sexta-feira (dia 16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo os resultados, Barueri superou a média nacional no quesito que mediu a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano. Enquanto Barueri obteve a nota 6.4, a média nacional foi de 5.8; a cidade de São Paulo, por exemplo, foi avaliada em 5.7.

Já nos resultados que mediram a aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano, Barueri também se destacou com a nota 5.7, a maior entre todas as cidades da região oeste e novamente o município de São Paulo, que ficou com média de 5.1.

Mesmo com pandemia
Apesar dos impactos negativos por conta da pandemia do novo coronavirus, Barueri foi o município que melhor superou a fase crítica mundial e garantiu a aprendizagem dos alunos, conquistando uma média maior do que a nacional.

No período da pandemia, a rede municipal de ensino criou estratégias de investimentos para garantir aulas on-line para todos. Disponibilizou chromebooks para os estudantes, além de internet e cestas básicas para as famílias de alunos mais carentes. Também implementou aulas de reforço em todas as escolas da rede.

Barueri é conhecida nacionalmente pelos avanços em educação tecnológica e, no retorno das aulas presenciais, investiu na implementação de laboratórios altamente equipados de ciências, construiu polos do projeto Sala Maker, somou a conquista de trinta mil chromebooks, seguiu com reformas e construção de modernas escolas, além do investimento na formação de seus professores, altamente capacitados.

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, em todos os dias do ano uma grande força-tarefa envolvendo toda a equipe da Educação trabalha para oferecer o melhor a cada aluno. “Com a sensibilidade da Administração Municipal, os investimentos no setor da educação não param. Temos a felicidade de também contar com o empenho dos professores da nossa rede, que são extraordinários. Contamos com um verdadeiro exército de profissionais apaixonados pela Educação, que pensam em oferecer o melhor para nossos estudantes. Saber que superamos a média nacional, apesar da pandemia, só nos dá mais forças para seguir o trabalho”, disse.

O que é o Ideb? 
Ideb é o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as escolas do país.

O Índice mede a qualidade do ensino das escolas individualmente, das redes de ensino (municipal, estadual, privada), dos municípios, do estado e do Brasil, em suas três etapas: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

O Ideb é calculado e divulgado a cada dois anos, sempre em anos pares, mas com dados do ano anterior. Por isso temos resultados apenas dos anos ímpares. A última prova foi aplicada em 2021, e a anterior, em 2019.

Indicadores  da Região (Rede Municipal)

1º ao 5º ano
Barueri - 6.4
Santana de Parnaíba - 6.1
Osasco - 5.9
Carapicuíba -  5.7
Itapevi - 5.6
Jandira - 5.6
São Paulo - 5.1

6º ao 9º ano
Barueri – 5.7
Santana de Parnaíba – 5.3
São Paulo – 5.1
Carapicuíba – 5.0
Jandira – 5.0
Osasco – 5.0
Itapevi – 4.9

Clique AQUI para conferir os resultados de todos os municípios brasileiros.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.