Laboratórios de ciências proporcionam rica aprendizagem aos estudantes da rede

Laboratórios de ciências proporcionam rica aprendizagem aos estudantes da rede

As aulas de ciências nas escolas da rede municipal de Barueri estão despertando grande interesse e aprendizagem dos alunos. Todas as unidades de ensino contam com laboratórios novos e compostos por variados e modernos equipamentos.

São centenas de itens entre materiais de vidrarias, microscópios, réplicas de esqueleto humano, estantes cheias de tubos de ensaio, entre outros equipamentos para realização de experimentos.

Na Emeief João Tibúrcio, do bairro Chácaras Marco, por exemplo, as aulas são sempre muito interessantes e instrutivas. O professor de ciências, Luciano Indig, sempre apresenta aos alunos experimentos práticos. Nesta semana ele levou materiais encontrados em praias, como conchas, areia e afins, para serem pesquisados pelos alunos.

A estudante do 6º ano B, Emanuelly Roberta está animada com as aulas no laboratório. “Ficou tudo mais fácil. Com a prática vivida com os equipamentos, estou aprendendo muito mais. Agora eu já sei tudo sobre células e bactérias, por exemplo. Adoro as aulas”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, investir em equipamentos de alta tecnologia, além dos excelentes professores, é uma das receitas de sucesso da Educação de Barueri. “Não vamos poupar recursos para oferecer educação de qualidade aos nossos alunos”, disse.

Aulas práticas
As aulas práticas são um complemento ao aprendizado teórico e permitem aos alunos desenvolverem habilidades investigativas e de solução de problemas. É através desse tipo de experiência que o professor pode demonstrar aos estudantes a aplicação de toda a teoria estudada, auxiliando-os a verificar e comprovar fatos e conceitos, motivando-os e estimulando os estudos das ciências.

Por meio disso, o professor avalia com muito mais facilidade o domínio dos alunos em relação ao conteúdo teórico já ministrado, além de facilitar a assimilação dessas informações.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.