Quem tem filhos sabe que os saltos de crescimento são rápidos e, com isso, haja roupinha nova. As alternativas encontradas são comprar novas ou contar com ajuda de outros pais e mães que fazem essa troca solidária de roupas e sapatos infantis que não lhes servem mais. Esse gesto deu origem ao projeto “Um irmão na escola”, da Secretaria de Educação. Ele incentiva os pais de alunos da rede a doarem peças de roupas nas unidades escolares, formando uma corrente do bem.
Idealizado pela professora de Educação Infantil Isabel Ruas, o projeto foi implantado nas maternais de Barueri que atendem crianças com idades entre 6 meses até 3 anos, fase em que manter a roupa adequada para cada estação do ano é um desafio financeiro para muitas famílias.
“A questão da vestimenta das crianças me preocupava. Sempre enviamos em bilhetinhos para que a família providencie roupas confortáveis e adequadas para a estação, mas a realidade de muitas famílias está muito distante de conseguir realizar o acompanhamento do crescimento da criança de maneira efetiva. É um desafio real para famílias de baixa renda”, reforça Isabel.
Capricho
Cada peça doada é higienizada pela própria unidade escolar. As roupas são passadas, embaladas e colocadas em prateleiras ajustadas ao alcance das crianças, como se fosse uma lojinha. Tudo organizado com muito capricho. A pequenina Helena Santos, de 3 anos, pôde escolher uma sandalha nova na lojinha montada na Escola Municipal Maternal Vitória Regiani Assenza Moura.
“Assim como Helena, as crianças têm livre escolha aqui no nosso espaço. Mantemos uma boa comunicação com os pais e todos sempre trazem alguma peça. Eles gostam do projeto, já que as crianças perdem a roupa muito rápido. É uma oportunidade de ajudar e ser ajudado. Têm pais que chegam com a sacola cheia para doação e já levam as roupinhas novas”, conta Fabiana de Moraes dos Santos César, diretora da unidade de ensino.
Desenvolvimento
Isabel Ruas explica que o projeto também possui caráter pedagógico e o quanto a vestimenta adequada impacta no desenvolvimento da criança.
“O que a criança veste interfere diretamente na consciência de identidade e desenvolvimento dela. Não estou falando de marcas ou se a criança terá um estilo moderno em seu guarda-roupas, mas a sensação de estar quente e confortável proporciona a estabilidade sensorial que ela precisa para aprender as capacidades necessárias para um desenvolvimento cognitivo adequado”, disse a pedagoga.
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