Semana Mundial do Brincar: em Barueri, brincadeira de criança é coisa séria

Semana Mundial do Brincar: em Barueri, brincadeira de criança é coisa séria

Com o tema “Confiar na Força do Brincar”, o Centro de Referência Pela Primeira Infância (CRPI), em conjunto com a sociedade civil, realiza importantes atividades na Semana Mundial do Brincar.

Com eventos criativos e interativos, as atividades acontecem entre os dias 21 e 29 de maio, sendo que na sexta-feira (dia 27) é celebrado o Dia B - dia Mundial do Brincar.

O objetivo de toda a mobilização é propagar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A Semana Mundial do Brincar em Barueri propaga que o brincar é um direito da criança, independentemente de qualquer situação biopsicossocial e cultural, através de igualdade e de oportunidades, que repercutirá futuramente em uma sociedade mais justa.

Para celebrar a ação, desde o início desta semana estão acontecendo atividades especiais em todas as escolas de Educação Infantil da rede e também no Parque Municipal.

Nos períodos da manhã e da tarde, profissionais do Centro de Referência recebem as famílias no Parque Municipal Dom José para diversas atividades, como brincadeira de movimento, coleta de elementos da natureza, confecção de uma obra de arte coletiva, brincadeiras com diferentes elementos na natureza, tendas dos bebês, espaço de descobertas sensoriais para os bebês, entre outras práticas de diversão e aprendizagem.

Assim como em todas as escolas, na Maternal Carlos Osmarinho, ao longo das últimas semanas aconteceram atividades ao ar livre, envolvendo muitas brincadeiras e contato com a natureza.

As famílias são bem-vindas
Atividades lúdicas estão sendo realizadas pelas escolas no Parque Municipal Dom José, das 9h às 16h, ao longo desta semana. A programação é voltada a todas as famílias interessadas, é só chegar. Na sexta-feira (27), o Dia Mundial do Brincar, a ação fica ainda mais animada com o incremento das apresentações musicais. Todo o núcleo familiar e suas crianças são bem-vindos.

De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, garantir todos os direitos da criança é o maior objetivo. “Acreditamos que ao propor o movimento Semana Mundial do Brincar, bem como uma rede de proteção e garantia desse direito, cumprimos os dispositivos legais e o compromisso com o desenvolvimento infantil. A participação de todos os membros da sociedade é imprescindível para o sucesso desta iniciativa”, disse.

 

 

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.