A visita fez parte de um projeto pedagógico que une esporte, arte, música e protagonismo estudantil, reforçando a importância do esforço e da autoconfiança para transformar histórias
A campeã olímpica Sarah Nikitin, referência nacional no tiro com arco recurvo 70 metros, visitou a EMEF João Tibúrcio em mais uma ação especial do projeto “Declaração dos Direitos Universais das Crianças e Adolescentes Protagonistas 2025”, que tem movimentado os estudantes com experiências que unem emoção, aprendizado e inspiração.
Logo na chegada, a atleta foi recebida com cartazes e muitos aplausos pelos alunos, que lotaram a quadra da unidade escolar. O clima de alegria e curiosidade deu o tom do encontro, repleto de demonstrações práticas, música e situações inesquecíveis.
Entre os destaques, a ex-aluna Isabela Araújo, hoje cantora e futura psicopedagoga, emocionou o público ao se apresentar ao lado dos colegas, interpretando canções que celebram a amizade e o sonho. No auge da apresentação, os alunos entoaram em coral “Peça Felicidade”, da banda Melim, enchendo o ambiente de boas energias.
Em seguida, Sarah compartilhou histórias de sua trajetória esportiva e falou sobre superação, disciplina e foco. Um dos momentos mais marcantes foi quando ela colocou suas medalhas no pescoço dos alunos, permitindo que sentissem literalmente o “peso da conquista”. “Tudo é possível quando acreditamos e trabalhamos pelos nossos sonhos”, destacou a atleta. Professores e servidores também participaram da dinâmica, experimentando o arco e vivendo brevemente a sensação de ser arqueiro por um dia.
Durante o evento, um aluno surpreendeu ao fazer um discurso espontâneo em homenagem à professora Tatiane, emocionando a todos com palavras ditas de coração aberto.
De acordo com o professor Ricardo César da Silva, idealizador do projeto, a iniciativa busca despertar o protagonismo e o senso de responsabilidade dos alunos por meio de vivências inspiradoras que conectam diferentes áreas do conhecimento:
"Há muitos anos trabalhando na Educação também de Barueri, desenvolvendo projetos que envolvam temas transversais, PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), juntamente com a Matemática, com resolução de problemas, levantamento estatístico, em paralelo com esses temas transversais, nós fazemos com que o aluno perceba a importância dele no processo de aprendizagem, para que ele, além de aprender os conteúdos, também aprenda que ele é o maior responsável, juntamente com a escola e a família, no processo de transformação da sua própria história."
Segundo ele, trazer ex-alunos e personalidades que passaram pela rede pública é uma forma de inspirar e mostrar caminhos possíveis, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e futuro:
"Trazer esses ex-alunos para contar as suas evoluções, as conquistas, os desafios alcançados... trazemos, convidamos, solicitamos aos profissionais que passaram por nós na escola que voltem para contar a sua história para os alunos. Então é muito importante desenvolver metodologia científica, pesquisa, muito diálogo e fazer a escola ficar feliz, mais alegre e transformadora. Escola não deve ser um lugar onde as pessoas ficam sentadas ouvindo adultos falarem, mas, principalmente, dar a liberdade da criatividade através do aluno para o sucesso dele mesmo. É esse o objetivo maior: transformar através do protagonismo."
Para finalizar, para ele a proposta também destaca a integração entre as disciplinas, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo:
“O projeto visa principalmente, através das pesquisas realizadas, valorizar, através da música, da arte, do esporte, tudo isso vinculado à Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física. Nada está separado. Nós é que separamos para entendê-las. Essas maravilhosas disciplinas. E a Matemática transforma o universo em notas musicais, em um projeto onde jovens mostram o seu valor."
O encontro terminou com aplausos e muitos abraços. Sarah se despediu emocionada, levando consigo lembranças confeccionadas pelos próprios alunos. A direção da escola destacou que momentos como esse reforçam o compromisso da rede municipal em formar cidadãos conscientes, criativos e protagonistas da própria jornada.
Texto: Beatriz Regiani
Imagens: Professor Ricardo César da Silva
GALERIA