Barueri conquista selo Prefeito Amigo da Criança ao melhorar qualidade de vida do público infantil

Após intenso trabalho, que envolveu os mais diversos setores, o município de Barueri conquistou o importante selo “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. Ao receber o título, a cidade comprovou mais uma vez que cumpriu com excelência todos os compromissos que resultaram na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A 6ª Edição do programa acompanhou a gestão 2017-2020 e, ao todo, mais de 2.300 prefeitos aderiram, sendo que 133 chegaram à fase final de avaliação e 125 foram premiados.

Para a conquista do selo, Barueri implementou várias iniciativas, dentre elas se destacaram: o aumento de 11 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche), e 52,1%, em 2016, para 63,1%, em 2019; a elevação de 3,6 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo, de 89,9%, em 2016, para 93,5%, em 2019; a efetiva participação da população na discussão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Barueri; o aumento de 10,6 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior, de 87,4%, em 2016, para 98%, em 2019; e a redução de 2,2 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal, de 7,1, em 2016, para 4,9, em 2019.

O prefeito Rubens Furlan assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 11 de maio de 2017. De lá para cá, a cidade não poupou esforços em unir forças e implementar investimentos visando o bem-estar das crianças e adolescentes da cidade. “Este reconhecimento de agora me sensibiliza de forma muito especial, porque quando investimos nas crianças, estamos garantindo um futuro melhor para o Brasil

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Moreno, esse título representa toda dedicação e o importante lugar que as crianças têm no município. “São ações que destacam a preocupação com o desenvolvimento infantil. As oportunidades no tempo certo fazem uma grande diferença em que adulto essas crianças vão se tornar”, comentou.

“A Fundação Abrinq se apresenta como um mecanismo de apoio aos prefeitos brasileiros que desejam evoluir nos indicadores de educação, saúde e proteção em prol das crianças e dos adolescentes de seus municípios”, destaca Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.