Oito equipes da rede municipal se superam entre 170 equipes concorrentes e colocaram a cidade entre as protagonistas da educação tecnológica no Brasil
Pela primeira vez na história, a rede municipal de ensino de Barueri conquistou vaga na etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), um dos maiores eventos educacionais do país voltado à popularização da robótica entre estudantes. Um feito inédito que celebra o compromisso da cidade com a inovação e a excelência educacional.
Ao todo, oito equipes de escolas municipais foram classificadas para a competição estadual, que acontecerá no dia 23 de agosto (sábado), em São Caetano do Sul/SP. Confira as equipes selecionadas de acordo com os seus respectivos polos makers:
• SpaceMakers – Polo: EMEIEF Yojiro Takaoka;
• BarueBlue – Polo: Complexo Educacional Prof. Carlos Osmarinho de Lima;
• Robotic – Polo: EMEF Profª. Elizabeth Parminondi Romero;
• TechGlow – Polo: EMEF Renato Rosa;
• Robô torto também anda – Polo: EMEF Reverendo Deiró Felício de Andrade;
• Fúria Robótica – Polo: EMEF Prof. Jorge Augusto;
• Clover – Polo: EMEF Roberto Luís de Araújo Brandão;
• Maker Onofra – Polo: EMEF Onofra da Silva.
Um marco na história da educação de Barueri: a conquista é resultado da performance de destaque na etapa regional, realizada em junho, onde 266 alunos da rede municipal, distribuídos em 93 equipes, representaram Barueri com maestria.
Robótica como ferramenta de transformação
A OBR é um movimento de democratização do conhecimento e inclusão digital. Gratuita e sem fins lucrativos, a Olimpíada é voltada para estudantes de 6 a 19 anos e visa despertar o interesse por ciência e tecnologia em todas as regiões do Brasil.
Para a Secretaria de Educação de Barueri, a robótica educacional é um pilar estratégico. Ao transformar esse tema em algo acessível e inspirador dentro das salas de aula, o município prepara seus alunos para um futuro de possibilidades reais.
Agora, com o avanço à fase estadual da OBR, não trata-se de apenas uma vitória nas arenas da robótica. É a prova de que o futuro já chegou nas escolas públicas do município e ele está sendo construído com criatividade, dedicação e muito talento.
Texto: Beatriz Regiani
Imagem: Maurício Mouscofsque dos Santos