A iniciativa abrange a formação de 200 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em tecnologias educacionais
A Secretaria Municipal de Educação de Barueri deu início à sexta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, iniciativa que fortalece a atuação dos estudantes como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar. O lançamento aconteceu na última quinta-feira, dia 11 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação de Barueri, direcionado aos alunos participantes, seus responsáveis, educadores e gestores.
A realização é resultado da parceria entre a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education. No evento de lançamento, os especialistas da Colaborativa apresentaram a proposta e as etapas do programa, além de um panorama geral sobre tecnologias educacionais e a importância de fomentar competências digitais dos estudantes.
Implementado em Barueri desde 2022, o Programa Aluno Tutor irá formar 200 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de ensino em sua atual edição. Ao todo, a iniciativa já beneficiou mais de 900 alunos da rede.
O Aluno Tutor é parte do Programa de Transformação Digital, implementado em 2019 na rede municipal de Barueri, e tem a missão de capacitar os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e assumirem papel de protagonismo no desenvolvimento da cultura de inovação nas escolas.
Após o curso, eles estarão aptos para aplicar essas tecnologias para o próprio aprendizado, no dia a dia em sala de aula, como também para auxiliar professores e membros da comunidade escolar na utilização. Os estudantes tornam-se, portanto, multiplicadores e facilitadores do uso dos recursos Google for Education dentro e fora da sala de aula.
Durante a formação, os estudantes deste novo ciclo terão acesso a um curso à distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), onde aprenderão sobre as principais ferramentas do Google e terão contato com noções de cidadania digital. Nas etapas seguintes, ocorrerão encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual, totalizando 57 horas de formação.
Todas as atividades são conduzidas pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, com apoio de um “embaixador”, um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os alunos na trilha formativa.
A fase final do programa é a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar algum professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado é necessário que o aluno comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.
Imagens: André Menezes