O intuito é reforçar o compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, unindo saúde, tecnologia e educação de forma articulada para garantir mais qualidade de vida e aprendizado a todos
A Secretaria de Educação de Barueri tem se destacado por sua atuação estratégica na promoção da saúde auditiva dos estudantes da rede municipal. Em parceria com a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a Secretaria de Saúde, a pasta está à frente de mais uma edição da campanha Caminhos do Som, que tem como foco a triagem auditiva de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, a SEDUC teve papel fundamental ao incorporar inovação tecnológica ao procedimento, o que trouxe mais agilidade e eficiência à campanha. A grande novidade foi a adoção de um sistema com QR Code, que permite a análise automatizada de respostas a um questionário aplicado aos pais e professores. Essa tecnologia, desenvolvida e fornecida pela própria secretaria, tem sido decisiva na identificação precoce de possíveis alterações auditivas nas crianças.
Solange Lança, coordenadora do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, explicou que o novo sistema realiza, de maneira automática, a pontuação com base nas respostas, indicando com rapidez os alunos que precisam passar para a etapa seguinte da triagem: “tivemos um avanço tecnológico importante. O sistema faz o score automaticamente com base no questionário do pai e do professor, agilizando as convocações. Antes, os profissionais tinham que ler um por um. Isso trouxe muito mais dinamicidade ao processo”.
O questionário utilizado contém perguntas simples e acessíveis. Em maio, mais de 8 mil interrogatórios foram respondidos, e, com base na análise, 1.652 alunos de 60 escolas municipais foram encaminhados para a triagem auditiva.
Os testes de audiometria começaram neste mês de julho. Aquelas crianças que apresentarem alterações no exame serão direcionadas para atendimento especializado, com otorrinolaringologista. Caso necessário, poderão receber tratamento, passar por intervenções médicas ou ainda utilizar AASI (Aparelhos de Amplificação Sonora Individual). A triagem também permite identificar e tratar precocemente infecções que poderiam evoluir para deficiências auditivas permanentes.