Educação de Barueri enfatiza inclusão e pertencimento em semana dedicada à comunidade surda

Ações que promovem acesso, cidadania e pertencimento às pessoas surdas nas escolas municipais são destacadas

A semana que contempla o Dia Internacional da Língua de Sinais (23 de setembro) e o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) é um importante marco para refletir sobre o direito à comunicação, à educação de qualidade e à valorização da identidade surda. Em Barueri, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento Educacional Especializado, reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, acessível e humanizada, promovendo diariamente ações que garantem o pleno desenvolvimento dos estudantes surdos na rede municipal de ensino.

Sob a perspectiva da inclusão, o DEE atua para assegurar um processo de escolarização que respeite as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda, compreendendo que a surdez não é uma limitação, mas uma forma única de estar no mundo. Neste contexto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como elemento identitário e cultural, sendo mais do que um meio de comunicação. É expressão, pertencimento e cidadania.

Há nove anos, a Secretaria de Educação mantém uma importante parceria com a EMEF Raposo Tavares, unidade referência no atendimento a alunos surdos. Atualmente, quinze estudantes surdos estão matriculados na escola, que oferece sinalização bilíngue, duas salas específicas de alfabetização em Libras como primeira língua, intérpretes em sala de aula e adaptações curriculares e avaliativas para garantir equidade no processo de ensino e aprendizagem.

A escola promoveu, no primeiro bimestre, uma oficina em Libras voltada aos funcionários, iniciativa que terá continuidade no próximo bimestre, fortalecendo os vínculos de comunicação e promovendo uma convivência mais inclusiva. Através da iniciativa da Semana da Valorização das Diferenças, por exemplo, são desenvolvidas atividades que promovem empatia, respeito e compreensão sobre as inúmeras formas de aprender e se comunicar.

Além do suporte pedagógico e dos recursos didáticos em Libras, a atuação do Departamento Educacional Especializado se sustenta nos princípios da equidade, da justiça e do respeito à diversidade, compreendendo, assim, como seu público-alvo estudantes com deficiência (visual, auditiva, intelectual, física ou múltipla) e aqueles com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A Secretaria de Educação de Barueri segue, portanto, transformando a inclusão em prática diária, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e acolhedora a todos.

Texto: Beatriz Regiani
Imagem: EMEF Raposo Tavares

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.