Alunos do 6º ano participaram de atividades e palestras sobre síndromes raras, com foco no autismo, e vivenciaram experiências com especialistas e convidados da área da inclusão
Na última semana, entre os dias 18 e 22 de agosto, a EMEF Dorival Faria, da rede municipal de ensino de Barueri, promoveu uma transformadora vivência pedagógica com o projeto “Entendendo a Inclusão”, voltado aos alunos do 6º ano das turmas A, B, C e D. A iniciativa foi coordenada pela professora de Língua Portuguesa Marinalva Pereira Coelho da Silva.
Com o apoio da Secretaria de Educação e de diversos parceiros especializados em inclusão e acessibilidade, a professora idealizou o projeto com a finalidade de ampliar a compreensão dos estudantes sobre as diferentes realidades vividas por quem tem deficiências e síndromes raras, estimulando a empatia, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.
“Este foi o projeto mais lindo e delicado que Deus me deu o privilégio de desenvolver. Seu principal objetivo foi conscientizar a todos de que o respeito e a empatia devem ser constantes e fortalecidos, seja no ambiente escolar, familiar, bem como na sociedade em geral. Ouvimos depoimentos de pessoas que, mesmo com tantas dificuldades, conseguiram se destacar nas mais diversas áreas, além de gratificante, serve de estímulo ao trabalho desenvolvido pelas professoras de inclusão escolar, alunos com necessidades especiais e a comunidade escolar como um todo, em especial as famílias”, enfatizou a professora Marinalva.
Para ela, como em todo grande projeto, este foi o resultado da união de muitos esforços, talentos e dedicação. Cada etapa foi construída com empenho coletivo, em que o comprometimento e a paixão de todos os envolvidos fizeram a diferença. Por isso, é essencial reconhecer os profissionais de excelência que contribuíram com sensibilidade, competência e entusiasmo para que cada detalhe fosse especial. O sucesso do projeto reflete não apenas o trabalho técnico, mas também a colaboração, o cuidado e o propósito de todos.
“Agradeço toda a gestão da EMEF Dorival Faria pelo inestimável apoio, as professoras de inclusão que todos os dias se dedicaram a acompanhar nossos alunos especiais, propiciando-lhes uma rica experiência de inclusão e pertencimento e a todos e demais alunos pelo interesse, participação efetiva e carinho com os palestrantes. Por fim, agradeço a cada palestrante que generosamente dedicaram horas preciosas de seus tempos e afazeres para compartilharem suas experiências, superação e conquistas, trazendo-nos, com muita emoção, uma mensagem de esperança, empatia e otimismo. A todos, o meu mais sincero agradecimento”, completou.
Três etapas para promover empatia e conscientização
Desenvolvido em três etapas principais, o projeto teve início com uma pesquisa escrita sobre condições como autismo, TDAH, síndrome de Williams-Beuren e síndrome de Down, realizada por meio do sistema GSA. Os alunos aprofundaram seus conhecimentos, construindo uma base sólida para as atividades seguintes.
Na segunda etapa, os estudantes participaram de uma palestra preparatória ministrada pela professora Maiane, do AEE (Atendimento Educacional Especializado), que trouxe reflexões importantes sobre o papel da escola na promoção de um ambiente inclusivo.
A terceira etapa foi o grande destaque da semana, com uma série de palestras e vivências práticas ao longo dos cinco dias, promovendo interação direta com convidados especiais e jornadas enriquecedoras:
• Dia 1 (18/08): abertura emocionante com a música tema “Autismo”, seguida por uma palestra motivacional com o professor Ricardo César, destacando superação e respeito.
• Dia 2 (19/08): participação da presidente da Associação de Síndrome de Williams-Beuren, Jô Nunes, que compartilhou informações e histórias sobre a síndrome.
• Dia 3 (20/08): alunos vivenciaram práticas com o Instituto Paraolímpico de Barueri, incluindo uma atividade de vôlei sentado, promovendo a empatia por meio do esporte.
• Dia 4 (21/08): o advogado Francisco Salvino, deficiente visual, trouxe uma inspiradora palestra sobre sua trajetória pessoal e profissional.
• Dia 5 (22/08): encerrando com chave de ouro, os alunos assistiram a uma palestra on-line com o juiz Luiz Ricardo Catta Preta Nascimento Fulgoni, do Paraná, que tem propriedade para abordar o assunto, especialmente por ser uma pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Formação cidadã e engajamento dos estudantes
O projeto “Entendendo a Inclusão” deixou marcas significativas nos alunos, promovendo um olhar mais humano e inclusivo dentro e fora do ambiente escolar. As atividades mobilizaram a comunidade escolar, incentivando o diálogo, o respeito mútuo e o protagonismo estudantil.
A Secretaria de Educação de Barueri parabeniza toda a equipe envolvida, em especial a professora Marinalva e os convidados que contribuíram com suas bagagens, por fomentar uma educação inovadora e inclusiva.
Texto: Beatriz Regiani
Imagens: professora Marinalva Pereira
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