Festival de vídeo reúne 800 estudantes da rede municipal de ensino de Barueri

Em um evento emocionante, aconteceu na sexta-feira, dia 14, a premiação do Festival Vídeos For Change, que contou com a participação de cerca de 800 estudantes dos nonos anos da rede municipal de ensino de Barueri. Eles produziram 87 vídeos que trataram de assuntos como racismo, igualdade de gênero, desigualdade social, violência doméstica entre outros.

A votação foi acirrada e realizada por intermédio de voto popular e também por cinco jurados que avaliaram os seguintes critérios: originalidade e criatividade, narrativa coerente, chamada para ação, melhor uso dos recursos técnicos e melhor vídeo.

A criação dos vídeos feitas pelos alunos tiveram duração de um minuto, contaram com a orientação e condução de 19 professores que lecionam diversas disciplinas na rede de ensino de Barueri. Para assistir aos vídeos, bem como a live de premiação acesse AQUI.

O Festival contou com a coordenação do Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria da Educação da Prefeitura de Barueri e foi idealizado pela Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor.

Os vencedores
Na categoria Originalidade e criatividade o melhor vídeo foi o da Emef Ezaburo Nomura, oportunidade em que os estudantes, com a orientação da professora Soraia Jarouche, abordaram o tema xenofobia.

Já na categoria Narrativa Coerente, a escola ganhadora foi a Emef Levy Gonçalves, com o filme “Assédio Contra Mulher é Crime”. Os alunos contaram com a supervisão e apoio do professor Roger Reis.

Em “Uso de Recursos Técnicos” duas escolas empataram e foram vencedoras: a Emef Osvaldo Batista e a Emef Dalva Fogaça.

O prêmio de melhor vídeo ficou para a Emef Dalva Fogaça, que apresentou o título “O Outro Eu”. Os alunos produziram um material muito interessante, sob a orientação da professora Tatiane Antunes.

Sobre a Viven
É uma associação sem fins lucrativos que traz a educação cidadã para a pauta das escolas por meio de vivências. Vivências são atividades baseadas na neurociência, teoria dos jogos e economia comportamental, que se utilizam do sentir para transformar os estudantes.

A Viven atua no Brasil desde 2019 e já alcançou mais 159 mil participações de estudantes. O currículo foi desenvolvido em parceria com a High Rosolves, organização pioneira na educação cidadã na Austrália e hoje está presente em vários países como EUA, Canadá, Israel, França, Índia, entre outros.