A capacitação teve foco em práticas afetuosas na Primeira Infância e primeiros socorros
A Secretaria de Educação de Barueri promoveu, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, uma formação continuada voltada às Agentes de Desenvolvimento Infantil da rede municipal. A capacitação foi dividida em seis grupos e contou com encontros nos períodos da manhã e da tarde, com o objetivo de fortalecer a atuação profissional das ADIs, especialmente nos aspectos relacionados à segurança, ao cuidado e ao desenvolvimento integral das crianças.
A formação abordou dois temas centrais: práticas afetuosas na Primeira Infância e primeiros socorros em situações de emergência. Para isso, a secretaria reuniu especialistas de referência nas duas áreas.
Educação na Primeira Infância com embasamento teórico e sensibilidade
Responsável por abrir as formações, a pedagoga Luciana Cruz conduziu a palestra “Cuidado e manejo de bebês e crianças: práticas afetuosas na Primeira Infância”. Com formação em Pedagogia e especialização em alfabetização, Luciana é mestranda em Formação de Formadores pela PUC-SP. Atua desde 2013 na formação continuada de profissionais da Educação, com foco na abordagem projetual, unindo teoria, pesquisa e prática do cotidiano escolar.
"Primeiramente eu quero dizer que foi uma oportunidade muito valiosa para a minha carreira poder falar diretamente com as ADIs, especialmente neste momento em que elas estão aí pleiteando uma transição de carreira. Penso que foram momentos em que elas puderam ampliar o repertório, conversar, ouvir outras pessoas a respeito do trabalho que é realizado nas unidades e, principalmente, se fortalecer como categoria. Uma categoria que se escuta, que aprende junto, que troca. Eu acho que isso é um valor da educação. A nossa tentativa, o nosso trabalho buscou levar referências, ouvir, trazer um acolhimento e, de certa maneira, também ir mostrando para elas que é importante que a construção profissional ela se dê pelo estudo”, disse.
“Estar reunido estudando, pensando em possibilidades de qualificação do trabalho é uma forma de reconhecimento profissional. Eu penso que a gente acertou em cheio quando leva uma palestra sensível, com possibilidades sem cobranças, mas com responsabilidade. Fiquei muito feliz de ter participado desta ação. Eu fui recebendo vários elogios pelas redes sociais, então entendo que elas fizeram uma avaliação positiva também deste momento e eu espero que elas possam estar reunidas em outras ocasiões para conversar sobre as crianças e sobre elas mesmas”, completou.
Sua palestra destacou o papel das ADIs na construção de vínculos afetivos e no desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças. Ela também promoveu reflexões sobre identidade profissional, troca de experiências e a importância da escuta sensível no ambiente escolar.
Cuidar também é proteger: capacitação orienta sobre respostas rápidas e seguras em acidentes escolares
O segundo eixo da formação tratou da segurança nas unidades escolares, com a palestra “Primeiros Socorros e Lei Lucas: ações práticas para garantir a segurança em situações de emergência”. Os responsáveis por conduzir o assunto foram os cabos Roberto da Silva Guedes e Abel Coelho Filho.
Com mais de 10 anos de carreira, o cabo Guedes é bombeiro militar especialista em atendimentos de primeiros socorros e resgate. Já o cabo Abel acumula 25 anos de experiência na área de segurança pública e atendimentos de emergências, com uma trajetória de atuação e dedicação à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Durante a palestra, os dois especialistas demonstraram técnicas fundamentais para o atendimento rápido e eficaz em casos de engasgo e outras situações comuns no cotidiano escolar. A abordagem também explicou a importância da Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação.
Valorização e compromisso com a qualidade
Presente nos encontros, o secretário de Educação de Barueri, Cláudio Piteri, destacou a importância de investir na formação continuada dos profissionais da rede: “Para mim, educação de qualidade exige três pilares: valorização dos servidores, infraestrutura adequada nas unidades escolares e uma área pedagógica que funcione com excelência. Esses encontros contribuem diretamente para isso”, afirmou.
A iniciativa integra o plano contínuo da secretaria para qualificar o trabalho nas escolas de Educação Infantil da cidade. “Nosso objetivo é garantir um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para as nossas crianças e isso começa com a formação e valorização dos nossos profissionais”, concluiu Piteri.
Texto: Beatriz Regiani
Imagens: André Menezes
GALERIA