Na Emef Levy, trabalho em equipe e competições despertam interesse de alunos pela literatura

Na Emef Levy, trabalho em equipe e competições despertam interesse de alunos pela literatura

Os estudantes de 6º ano da Emef Levy Gonçalves, do Parque Imperial, estão participando de aulas muito dinâmicas e criativas que estão despertando ainda mais o interesse pela literatura.

É que o professor de Língua Portuguesa, Murilo Marques, está trabalhando o livro “O mistério do cinco estrelas”, de Marco Rey, de forma bastante interessante.

Durante as rodas de leitura, os alunos, divididos em grupos de trabalho, estão elaborando jogos de tabuleiro com a temática terror e mistério, abordada no livro. A dinâmica da atividade faz com que os próprios alunos elaborem peças e regras para o jogo. Ao final do processo, acontecem as apresentações nas quais cada grupo mostra o seu jogo, sem seguida, a próxima equipe trocará o tabuleiro e lerá as regras do outro grupo.

O objetivo é fazer com que a ação una alguns conteúdos trabalhados entre o 2º e o 3º bimestres. Por exemplo, para produzir o texto das regras do jogo os alunos devem empregar os verbos no imperativo, além deles poderem ver como o texto de lei se estrutura na prática.

“Toda essa dinâmica está trazendo um momento de ludicidade para a aula, propondo também uma consciência do que é um trabalho em grupo. Os alunos devem delegar funções, providenciar materiais, seja comprando ou me procurando para dispor dos materiais que existem na escola para eles. Enfim, a vivência de construir um trabalho coletivamente tem o intuito de despertar a noção de cada um e é importante para uma finalização satisfatória do trabalho”, explicou o professor Murilo.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.