Iniciativa internacional tem alcançado estudantes da rede municipal com palestras interativas e linguagem acessível sobre os riscos do alcoolismo
A Secretaria de Educação de Barueri, por meio do Departamento de Projetos Pedagógicos e Intersecretarias, está promovendo uma série de ações educativas do “Programa Na Real”, uma estratégia internacional de prevenção ao consumo precoce de álcool para os adolescentes. A previsão é que todas as unidades de Ensino Fundamental II da rede sejam atendidas até dezembro.
As palestras têm acontecido em diversas unidades escolares e estão sendo conduzidas de maneira interativa e dinâmica. O conteúdo é direcionado com foco em despertar a consciência crítica sobre os riscos do alcoolismo e fortalecer o protagonismo juvenil na tomada de decisões mais conscientes e saudáveis.
Presente atualmente em 38 países, o “Na Real” chegou ao Brasil em 2019 por meio do Instituto Aliança e já alcançou números expressivos. Somente entre maio de 2023 e junho de 2024, impactou mais de 433 mil adolescentes brasileiros, tornando o país o de maior alcance global dentro do projeto.
Com uma abordagem que combina momentos digitais e físicos, os encontros incluem atividades reflexivas e perguntas abertas aos estudantes (sem respostas certas ou erradas), como:
• “Qual é o seu nível de conhecimento sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica, principalmente na adolescência?”
• “Se você conhecer alguém em situação de vulnerabilidade alcoólica, sabe a quem recorrer?”
A mediadora Thaís Morais, que tem conduzido as atividades nas escolas de Barueri, ressaltou a importância do programa com a seguinte declaração: "O projeto 'Na Real' é importante porque a ideia é empoderar uma geração para que eles tenham escolhas mais conscientes no futuro. Ele trabalha de uma forma educativa. A gente fala sobre uma temática sobre o não uso de bebida alcoólica de uma forma interativa e leve através de uma plataforma digital e em alguns momentos o jovem tem interação dessa temática”.
Questionada sobre qual mensagem deixaria aos jovens para não se envolverem com bebida alcoólica, ela enfatizou o seu desejo: “Que o 'Programa Na Real' contribua de alguma forma com a informação para vocês, com o conhecimento de vocês, para que vocês consigam fazer escolhas mais acertadas, para que vocês tenham um futuro mais consciente”.
Sobre o Programa Na Real
Gratuito e alinhado ao currículo escolar, o “Na Real” é voltado para estudantes de 12 a 17 anos e visa a educação preventiva sobre o não consumo de álcool. A ação faz parte da iniciativa global Smashed, desenvolvida pela organização britânica Collingwood Learning, com o propósito de sensibilizar e mobilizar adolescentes para refletirem sobre os problemas relacionados ao uso precoce de bebidas alcoólicas - uma questão de saúde pública global.
A proposta educativa utiliza a linguagem da arte em duas vertentes principais:
• Peça de teatro com formato inovador e acessível;
• Curta-metragem interativo on-line, em que os jovens acompanham a trajetória de personagens como Mateus, Jéssica e João Lucas, podendo tomar decisões em seu lugar e perceber as consequências de cada escolha.
Além disso, o programa inclui formação de professores e técnicos da educação, garantindo que o conteúdo possa ser inserido com um contexto transversal no currículo escolar ou em projetos educativos já existentes.
Acesse a plataforma
Interessados - tanto estudantes quanto educadores - podem vivenciar a experiência completa da plataforma e se cadastrar gratuitamente por meio do link a seguir: https://nareal.org/cadastre-se/.
Texto: Beatriz Regiani
Imagens: Isabella Rodrigues
GALERIA