Plano Municipal Pela Primeira Infância completa um ano com muitas atividades

A comissão do Plano Municipal pela Primeira Infância de Barueri comemora um ano de formação.

Além de uma reunião comemorativa com seus membros, foram aprovadas ações de promoção aos cuidados, cultura e direito das crianças com os pais e familiares.

O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) completou um ano de implementação no município no dia 5 de novembro, conforme o decreto Municipal nº 9.237/2020. Desde então, Barueri ganhou mais autonomia para discutir, monitorar e adequar os atendimentos de acordo com as necessidades das crianças, respeitando os direitos e todas as legislações nacionais vigentes, tais como o artigo 227 da Constituição Federal, o ECA (lei 8,069/90) e o Marco Legal pela Primeira Infância (lei 13.257).

Neste primeiro ano do Plano, muitas ações já foram realizadas em prol do desenvolvimento dos pequeninos baruerienses.

Para marcar essa importante data, foram promovidos o encontro da comissão, que reforçou a importância dos primeiros mil dias de vida das crianças, e o encontro voltado aos pais, para reflexão e discussão sobre paternidade responsável.

Nas ações intersetoriais, as metas definidas por todas as Secretarias convergem na promoção dos cuidados, formulação e implementação de políticas públicas para a Primeira Infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.

Sobre a Primeira Infância
Primeira Infância é o período entre a gestação e os seis anos de idade. Essa fase é a mais importante da criança, pois é quando se desenvolvem a inteligência e a estrutura emocional necessárias para o sucesso na vida adulta. O Centro de Referência, como guardião do Plano Municipal para Primeira Infância, tem a incumbência de desenvolver diversas atividades com as crianças, além de palestras com os pais, em parceria com as Secretarias Municipais.