Projeto Ateliê, da Emei Lucinéia, conecta crianças à natureza

Projeto Ateliê, da Emei Lucinéia, conecta crianças à natureza

As crianças que estudam na Emei Lucinéia Oliveira, na Vila Ceres, estão participando de atividades envolvendo elementos da natureza, pintura, desenho e muito aprendizado.

Trata-se do projeto Ateliê, um espaço de criações no qual as crianças podem usar seu corpo, tempo e pensamento, experimentar, buscar o encontro, promover a troca, enfim, é um convite ao convívio e à continuidade.

De acordo com a diretora Jaqueline de Souza, a criança precisa de estímulos para se encantar, explorar e experimentar de diversas maneiras. “Para tanto, é necessário tempo, consistência, estética, evolução de desafios e relançamentos para que elas sejam protagonistas de seus itinerários pessoais e vivenciem percursos criativos”, diz.

Para a realização das atividades criativas, as crianças, orientadas pelos professores, buscam todo o tipo de material no próprio jardim e nas áreas livres da escola.

Com gravetos, folhas, pedras, entre outras infinidades de materiais, eles retornam para o Ateliê e começam a criação.

De acordo com o projeto, “a forma como os materiais estão apresentados interfere na exploração e na continuidade da criança. Além disso, o tempo de exploração precisa ser pensado”. 

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.