Setembro Amarelo: alunos da Emef João Tibúrcio participam de palestra da Saúde

Setembro Amarelo: alunos da Emef João Tibúrcio participam de palestra da Saúde

Na manhã desta terça-feira (dia 13), os adolescentes da Emef João Tiburcio participaram de uma importante palestra sobre a campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”.

Dentre as diversas ações que marcam a campanha, desta vez aconteceu um produtivo bate-papo com os alunos de 5º ao 9º anos do bairro Chácaras Marco.

O evento foi realizado pelos profissionais da Ubs Elisabete Izilda Duleba, oportunidade em que aconteceu um relevante bate papo sobre prevenções e sinais de alertas sobre o suicídio.

De acordo com um dos palestrantes, o enfermeiro Rodrigo Farias, a necessidade de ouvir e prestar atenção em qualquer sinal pode ser imprescindível. “Temos que considerar que esta campanha, antes de tudo, é pela valorização da vida”, explicou.

Também participaram da equipe a palestrante a assistente social Ana Esmeralda, e a responsável técnica Veroneide Pessoa.

Sobre a campanha
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang Ano 68 da cor amarela e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

A Origem do Setembro Amarelo
A origem e as ações de conscientização contra o suicídio surgiram com a história de Mike Emme, um jovem de apenas 17 anos que morava nos Estados Unidos. O adolescente era conhecido por ser carinhoso e ter habilidade com a mecânica, tendo como marca um Mustang 1968 amarelo, restaurado e pintado por ele mesmo.

Mas em 1994, Mike cometeu suicídio. Na época, familiares e amigos de Mike não conseguiram identificar os sinais de que ele pensava tirar a própria vida. 

No funeral, as pessoas mais próximas de Mike decidiram montar uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. A atitude deu tão certo que a partir disso vários jovens com pensamentos suicidas passaram a utilizar cartões amarelos como forma de pedir ajuda às pessoas próximas.

A ação ganhou grandes proporções e se estendeu por todo país. Até que no ano de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

E a cor amarela (cor do Mustang de Mike) foi escolhida para representar essa campanha, junto com o laço que remete à ação dos amigos e familiares de Mike em seu funeral.

GALERIA

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.