PROJETO NÚCLEO WIT 2024!

ATENÇÃO:

Inscrições abertas para vagas remanescentes, clique no botão INSCRIÇÃO e confira disponibilidade.

Novidade:
Os alunos poderão se inscrever em diversos cursos ao mesmo tempo.

Alunos de 5o. ao 9o. Ano!

"Inscrições SOMENTE online utilizando o e-mail institucional do estudante"


São 05 cursos e 14 núcleos de ensino a disposição.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, sendo possível a escolha do local,
dia e horário durante o processo de inscrição.


Explore abaixo todos os conteúdos de cada tema e faça sua escolha!

* Maiores informações, consultar a secretaria da sua escola.

RESUMO DOS CURSOS

Metaverso
Metaverso que busca replicar a realidade através de dispositivos digitais. Sua principal característica é a integração e o compartilhamento de dados e sistemas.
Conteúdo Programático:

Universo virtual;
Aplicações e fundamentos; Avatares: aplicação, fundamentos e criação;
Experiências no metaverso.

Realidade Aumentada
Tecnologia que sobrepõe elementos do Metaverso à realidade, por intermédio dos recursos tecnológicos de integração.
Conteúdo Programático:

Experiências com realidade aumentada;
Aplicações da realidade aumentada na saúde, educação e em empresas;
Ferramentas em RA.

Realidade Virtual
Essa tecnologia proporciona a imersão do indivíduo em um ambiente totalmente virtual, trazendo em sua base elementos tridimensionais e imagens 360°.
Imersão com realidade virtual;
Conteúdo Programático:

Imersão com realidade virtual;
Aplicações e fundamentos;
Exploração e integração com metaverso;
Realidade virtual: educação, saúde e empreendedorismo.

Experimentação e Integração com IoT
A sigla "IoT" significa "Internet das Coisas" e tem como objetivo integrar objetos do cotidiano por intermédio da internet, buscando otimizar tempo e proporcionando praticidade na vida das pessoas.
Conteúdo Programático:

Explorar a IoT;
Exploração de dispositivos IoT;
Casas inteligentes;
Criação de uma maquete inteligente.

Design Gráfico
A importância do desenvolvimento de imagens e textos vai muito além da estética, pois uma imagem transmite ideias e mensagens na forma visual.
Conteúdo Programático:

Programas editores de imagem;
Recursos de tratamento de imagens;
Mercado de trabalho.

Edição de Vídeos
Streaming de vídeos ganhou espaço no cotidiano das pessoas. Assistir uma notícia no YouTube, ver um Reels no Instagram ou se descontrair assistindo uma postagem no TikTok são atividades comuns para a maioria das pessoas. Mas que tal sair do papel de consumidor e se tornar um produtor de conteúdo?
Conteúdo Programático:

Exploração de ferramentas de edição;
Segurança e direitos de uso;
Publicação de materiais.

Edição de Áudios
Quem disse que os rádios estão fora de moda? Assim como toda tecnologia, suas características e funcionalidades são otimizadas, mas a essência ainda está presente. Streaming de áudios é um exemplo de evolução tecnológica digital que está presente no cotidiano das pessoas. Quem nunca escutou um Podcast?
Conteúdo Programático:

Exploração as ferramentas de edição;
Segurança e direitos de uso;
Publicação de materiais.

Chroma Key
O Chroma Key é uma técnica muito utilizada para sobreposição de imagens por intermédio de cancelamento de uma cor padrão. Este recurso possibilitou um grande avanço para a indústria cinematográfica. Que tal libertar a sua criatividade usando esse recurso em edições de imagens e vídeos?
Conteúdo Programático:

Fundamentos Chroma key;
Aplicação do chroma key em imagens;
Aplicação do chroma key em vídeos;
Novas tendências tecnológicas para a indústria cinematográfica.

Inteligência Artificial
A IA é o campo da tecnologia que busca simular a inteligência humana em máquinas. Este campo não só se tornou necessário nos dias atuais como se mostra uma das áreas mais importantes para o futuro. A Inteligência Artificial está diretamente ligada com outros campos da tecnologia como Machine Learning e redes neurais.
Conteúdo Programático:

Fundamentos da IA;
Exploração de recursos tecnológicos com IA;
Desenvolvimento de uma IA básica.

Programação
Assim como no cotidiano, a comunicação entre indivíduos é uma tarefa necessária para desenvolvimento de atividades e processos, na tecnologia digital, isso se faz através das linguagens de programação. Este recurso é usado praticamente em todas as áreas da tecnologia digital e a necessidade de ensinar os jovens a conhecer linguagens de programação vai muito além da comunicação com as máquinas, mas do desenvolvimento do ser humano e de suas habilidades lógicas.
Conteúdo Programático:

Exploração das linguagens de programação;
Compreensão de sua aplicação;
Classes, objetos e atributos;
Desenvolvimento de um programa.

Aprendizagem de Máquina
Aprendizagem de Máquina, conhecida também como Machine Learning (ML), é a capacidade que os computadores têm de desenvolver suas próprias aprendizagens de forma contínua a partir de sua própria base de dados, sem necessariamente serem programados para isso. Com base nos seus próprios algoritmos de inteligência artificial, o sistema pode tomar suas próprias decisões a partir da sua própria experiência. Alguns exemplos são os reconhecimentos faciais, as assistentes virtuais, dentre outros.
Conteúdo Programático:

Fundamentos da Aprendizagem de Máquina;
Linguagens relacionadas à ML;
Aplicações de ML no cotidiano;
Exploração da Aprendizagem de Máquinas;
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

Design de Games
O Design de Games tem por objetivo possibilitar ao aluno conhecimentos para o desenvolvimento de projetos de jogos, abordando conceitos teóricos sobre regras, mecânicas e estética para que, por meio desses conceitos e prática, desenvolva competências para criar e modificar as dinâmicas relacionadas à jogabilidade.
Conteúdo Programático:

Conceitos do Design de Jogos;
Criação de um protótipo de jogo;
Análise, modificações e testes.

Storytelling
O desenvolvimento de Storytelling para os jogos tem por objetivo instrumentalizar o aluno para que este seja capaz de criar uma história relevante que seja aplicada ao mundo dos jogos, compreendendo que o rumo da narrativa ocorre pelas escolhas e decisões da interação do jogador com o personagem principal.
Conteúdo Programático:

Elementos da narrativa;
Estrutura e sinopse da história;
Briefing de personagens e lugares;
Escrever a narrativa.

Gamificação
A gamificação é uma técnica que utiliza do uso de games ou seus elementos para desenvolver processos de ensino-aprendizagem, além de proporcionar conhecimentos sobre os mecanismos para que possa aplicá-los em contextos não diretamente vinculados a esse mundo, para a Inteligência Artificial e com o intuito de engajar e envolver as pessoas.
Conteúdo Programático:

Fundamentos da Gamificação;
Desenvolvimento de habilidades a partir da gamificação;
Técnicas de gamificação;
Projetos Gamificados.

1ª Edição da Feira Maker

Festival Maker/WIT
 

09/12/2023

Veja Mais

01 - EMEF Armando Cavazza (Engenho Novo)


02 - EMEIEF Benedito Adherbal (Adeus ao Sol)


03 - EMEF Dalva Fogaça (Jardim Silveira)


04 - EMEF Egidio Costa (Jardim Califórnia)


05 - EMEIEF Elisabet Titto (Jardim Belval)


06 - EMEIEF Eneias Raimundo (Jardim dos Altos)


07 - EMEF Ézio Berzaghi (Jardim Belval)


08 - EMEF João Tibúrcio (Chácaras Marco)


09 - EMEIEF José Emidio de Aguiar (Boa Vista)


10 - EMEF Julio Gomes Camisão (Parque Imperial)


11 - EMEF Maria Meduneckas - Prof. (Jd. Silveira)


12 - EMEF Nestor de Camargo - Pref. (Jd. Mutinga)


13 - EMEF Renato Rosa (Parque Viana)


14 - EMEF Rita de Jesus (Parque Imperial)


CONHEÇA OS NÚCLEOS WIT de Tecnologias Inovadoras Essenciais

Os NÚCLEOS WIT são ambientes computacionais de experimentação que visam uma imersão em temas do Metaverso, Ambiente Inteligentes, Comunicação Digital, Inteligência Artificial e Oficinas de Games aos estudantes do Ensino Fundamental, com objetivos vinculados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em suas principais competências gerais (5 - Cultura Digital e 6 - Trabalho e Projeto de vida).

Competência Geral 5 - Cultura Digital - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competência Geral 6 - Trabalho e Projeto de Vida - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) incorporadas às práticas de ensino/aprendizagem promovem o engajamento do aluno, contribuindo com o seu futuro, aprofundando seus conhecimentos e instigando seus interesses acadêmicos e profissionais.

MAS DE ONDE VEM O NOME "WIT" ?

A explicação do nome "WIT" é a abreviação em inglês para Tecnologias Inovadoras Profissionais (Work Innovative Technologies). Que se lê da seguinte forma: "WIT" = "Uíte"

As palavras são:
W = Work = Trabalho - Traz o foco do projeto para compreensão dos estudantes sobre o mundo do trabalho e seus impactos na sociedade;
I = Innovative = Inovadora - Contribui com a inovação nas formas de inclusão digital na Educação 5.0;
T = Technologies = Tecnologias - Explica como se pretende indicar e aprimorar os caminhos de aprendizagem para os estudantes.

E significa ainda mais! A tradução literal da palavra "Wit" é: "sagacidade, inteligência e talento". Muito utilizado em expressões que indicam inteligência de ponta e inventividade aguçada, ou seja, é uma palavra que caracteriza uma pessoa inteligente e criativa ao mesmo tempo. Assim, alinhada às necessidades do trabalho contemporâneo e futuro, a inteligência emocional é o que mais habilita um futuro profissional para as vagas disponíveis no mercado de trabalho. As famosas Soft Skills são as pérolas buscadas pelos departamentos de recursos humanos no mundo, ancoradas na inteligência emocional e no conhecimento técnico (Hard Skills).